É bastante comum...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

... Ouvir-se pais a comentar sobre as guerras lá de casa para comer, para estudar, para fazer os trabalhos de casa, para ir para a cama cedo e para acordar cedo para ir para a escola.
Pois bem, eu sou uma moça abençoada pelos céus. A minha filhota é um anjinho (sai à mãe, claro). As minhas reclamações são:

Eu: "Filha não comas mais, não tens necessidade!";

Ela (ao telf): Mãe posso faltar à explicação? É que está a chover muito e faz muito frio...
Eu: Ok podes! Fica em casa e aquece-te.
Quando eu chego a casa...
Eu: D agora tens que ir fazer os TPC.
Ela: Já está tudo feito. Na hora da explicação, fiquei em casa mas fiz os trabalhos.
Mais tarde...
Ela: Mãe queres brincar comigo?
Eu: Sim, a quê?
Ela: Vou buscar o livro de Estudo do Meio, tu fazes perguntas e eu tenho que acertar! Ou preferes o de matemática ou lingua portuguesa?
Eu (a engolir em seco): Tu escolhes.
Verifiquei então que a ultima matéria dada foi as diferenças entre monarquia, ditadura e democracia...
Eu: Explica lá o que é a democracia.
Ela: Democracia é podermos falar, pensar e escolher. É vivermos em liberdade.
No final consegui convence-la a jogar o singstar Abba.
Estava eu toda entusiasmada de micro na mão, perdida entre o "dancing queen", o "chiquitita" e o "waterloo"... Eram 21h30
Ela: Vá mãe esta é a ultima, que eu tenho que ir dormir, que não me quero atrasar amanhã.
Isto veio na sequencia do seu primeiro atraso... anda no 4º ano e hoje pela primeira vez (que eu me lembre)chegou atrasada 10 minutos.
De maneira que com pena lá me despedi dos Abba e da minha filha.

Não fiquem a pensar que a minha filha é um pastelinho de nata. Não é não senhor. É uma Maria Rapaz (já foi muito mais), não gosta de Barbies, não veste saias, gosta de subir ás árvores, correr, patins, adora andar de bicicleta, jogos de grupo com os amigos, adora ginástica e diz que detesta a escola, gosta dos morangos com açucar, e adora jogos com bola seja futebol, andebol, basket ou volley.

Ela é muito equilibrada, auto-disciplinada e responsavel. Tento passar-lhe a melhor educação. Mas o mérito não é meu... é dela. Eu só lhe transmito as consequências dos actos (as positivas e as negativas e de forma a que ela entenda) e depois é ela que escolhe.

P.S.- Hoje de manhã: Mãe acorda que já são 7 horas!
P.S.2 - Ela entra às 9h00 e a escola fica a 1 minuto de casa.

Design of Open Media | To Blogger by Blog and Web